Facebook  » O que é Câncer?
Rua Vergueiro, 1421. Conjunto 908 Torre Sul. V. Mariana. CEP 04101-000 São Paulo - SP
 » O que é Câncer? (11) 3262.4114 Facebook  » O que é Câncer? Instagram  » O que é Câncer?

Artigos

Doenças O que é Câncer?

Câncer também é conhecido como  Tumor ou Neoplasia Maligna. Termo genérico para um grande grupo de doenças caracterizadas pelo crescimento de células anormais além de seus limites habituais, que podem infiltrar tecidos vizinhos  e/ou se espalhar para outros órgãos.

Na essência, o câncer é um uma doença genética. Alterações no código genético ocasionam mudanças no funcionamento , principalmente relacionados ao crescimento e divisão celular, podendo até mesmo, impedir  a morte programada das células. Essas alterações podem ser herdadas de pais para filhos ou adquiridas por fatores externos responsáveis pela mutação.

Rotineiramente há modificações no nosso DNA que são imediatamente reparados pelos nossos sistemas de defesa. Nosso código genético com produção de proteínas de reparo e o sistema imune são preparados para atuar evitando as ameaças de possíveis mutações ocorridas no nosso organismos.

Os idosos, entretanto, são os mais suscetíveis a estas alterações devido a queda de funcionalidade sistêmica, própria do envelhecimento.  É de se esperar, que nos mais jovens, esses sistemas de defesa sejam mais eficientes uma vez que apresentam o organismo em plena fase de desenvolvimento, com o metabolismo celular a todo vapor,  proporcionando maior equilíbrio. Entretanto, o câncer é uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes em todo o mundo e aproximadamente 300.000 crianças de 0 a 19 anos são diagnosticadas com a doença todo ano.

 

Considerada a segunda principal causa de óbito no mundo, estimam-se que, em 2018, 9,6 milhões de pessoas morrerão da doença. Nos homens o Câncer de próstata, pulmão, colorretal, estômago e fígado são os tipos mais comuns, enquanto que nas mulheres prevalecem o câncer de  mama, colorretal, pulmão, colo do útero e tireoide.

 

O uso do cigarro, bebida alcoólica, dieta não saudável e falta de atividade física são os principais fatores de risco de câncer em todo o mundo.  Além disso em 15% das neoplasias diagnosticados são atribuídos a infecções carcinogênicas, incluindo Helicobacter pylori (o vírus da Gastrite), vírus do papiloma humano (HPV), vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e vírus Epstein-Barr (Figur 3).

 

Sabe-se que 30%- 50% dos cânceres podem atualmente ser prevenidos, evitando-se fatores de risco e implementando estratégias de prevenção baseadas em evidências existentes. O ônus da doença também pode ser reduzido pela detecção precoce e pelo manejo de pacientes que desenvolvem câncer. Entretanto,  o impacto econômico vem aumentando. O custo econômico anual total para tratamento do câncer , em 2010, foi estimado em aproximadamente US $ 1,16 trilhão.

 

Didaticamente dividimos os tumores ou neoplasias em 2 tipos: Benignos e Malignos (popularmente conhecido como câncer).

 

No Câncer as células têm a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo,  invadindo e se propagando pela corrente sanguínea e/ou vasos linfáticos do corpo . Ao longo do tempo, há formação de novos tumores que irão substituir o tecido normal (Figura 4) . Para esse processo de disseminação da doença denominamos de metástase (popularmente conhecido de “enraizamento da doença”). Conforme a origem em relação aos tecidos o câncer pode ser denominado de Carcinoma / sarcoma / linfoma / melanoma.

 

Os Tumores Benignos podem causar problemas como crescimento exagerado provocando compressão , obstruções de estruturas ou vísceras, sangramentos, alterações funcionais e estéticas. Entretanto, não têm capacidade de invasão de outros órgãos e tecidos.

Atualmente há várias modalidades de tratamento para o Câncer: Cirurgias, Radioterapia, Quimioterapia, isoladas ou associada. Há também outras modalidades de tratamento, sempre na dependência da atuação de equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e psiquiatras, odontólogos e voluntários).

 

No Brasil e no mundo existem diversos protocolos de rastreamentos para diagnóstico precoce das neoplasias que mais acometem a população. Para cada doença uma abordagem adequada, baseada em evidências científicas de acordo com seu comportamento biológico é compartilhados entre médico e paciente.

Prevenção é a melhor arma contra  o câncer, e portanto se faz necessário :

  • cessar o tabagismo e etilismo
  • controle de obesidade
  • vacinar contra o HPV e o vírus da hepatite B
  • controlar riscos ocupacionais
  • reduzir a exposição à radiação ultravioleta
  • reduzir a exposição à radiação ionizante (imagiologia médica ou profissional)

 

Cada um fazendo sua parte ajudará a equilibrar esta batalha.