A Resolução 467/2020 do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial de 23/03/2020 veio regulamentar o uso da Telemedicina neste momento de pandemia por COVID19 e permitiu o atendimento médico neste formato em caráter excepcional e temporário.
A Vialiv em conformidade com a nova resolução e seguindo os preceitos de integridade, segurança e sigilo das informações vem oferecer este tipo de atendimento aos seus pacientes.
Quais especialidades estão disponíveis para atendimento em Telemedicina na Vialiv?
Cirurgia Vascular – Coloproctologia – Endocrinologia – Geriatria – Ginecologia & Obstetrícia – Mastologia – Pediatria – Urologia
Todos os atendimentos serão realizados pelo corpo clínico da clínica que são devidamente cadastrados no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).
Quem pode ser submetido a uma consulta através de Telemedicina?
Preferencialmente a pacientes que não podem aguardar uma consulta presencial.
Quem NÃO deve ser submetido a uma consulta através de Telemedicina?
Pacientes que necessitam ser examinados clinicamente pelo médico. Uma primeira avaliação poderá ser realizada, mas às vezes será necessário a presença física para orientação. Quem determinará essa necessidade é o médico responsável pelo atendimento.
As consultas são documentadas?
Sim. As consultas serão documentadas no prontuário médico na Vialiv.
Dúvidas quanto ao atendimento por Telemedicina Vialiv
1- Caso seja necessário solicitação de exames ou prescrição de medicamentos, como será feito?
R. Poderemos fazer a entrega destes documentos através de empresas de transporte, respeitando o sigilo médico. O pagamento do transporte fica à cargo do paciente (que também pode solicitar para retirarem no nosso endereço).
2- É possível que mesmo realizando a consulta por Telemedicina eu precise ir até a Vialiv?
R. Sim. A depender da avaliação do médico, em casos selecionados, há necessidade de comparecimento à Vialiv para que seja realizado o exame físico, por exemplo.
3- Como faço para pagar a consulta?
R. Os pagamentos serão efetuados à distância através de contato realizado pela Vialiv antes da consulta à distância.
4- Tenho direito a reembolso médico?
R. Após o pagamento da consulta, uma nota fiscal eletrônica será gerada e enviada para você por e-mail. Com a nota fiscal em mãos, você poderá solicitar o reembolso da consulta médica junto à sua seguradora de saúde. É prudente verificar junto à seguradora se as consultas realizadas através de Telemedicina são cobertas pelo seu plano de saúde.
5- É possível que após a consulta médica eu tenha que me dirigir ao Pronto Socorro?
R. Sim. Em casos que o médico julgue necessário o encaminhamento até um Pronto Socorro, devido à gravidade do caso, ele o orientará durante a consulta. Na época que estamos passando, com infecção por coronavírus (COVID19), pode ser necessário a avaliação de urgência e o médico poderá lhe orientar quanto à isso.
6- Após a consulta por Telemedicina, eu tenho direito a retorno?
R. Nos casos em que o médico avaliar que é necessário a realização de exames complementares ou reavaliação, sim, você terá direito a retorno que deverá ser novamente agendado com as secretárias e uma nova data será fornecida, sempre respeitando a disponibilidade da agenda do médico que o atendeu.
7- Qual o programa será usado para atendimento? Preciso estar no computador?
R. O programa utilizado é o Skype e é necessário que você tenha uma conta (gratuita) com o seu e-mail cadastrado e que você passe essa conta para a nossa secretária após o agendamento da consulta. Este programa está disponível inclusive no celular, não sendo necessário estar conectado através do computador.