Organizar e planejar a alimentação da semana é a melhor maneira de evitarmos comer excesso de industrializados e guloseimas e acabar ganhando quilos extras, prejudicando a sua saúde.
Vamos às dicas:
Reserve uma horinha no domingo ou da segunda feira para planejar o cardápio da semana em sua casa. Após planejar as refeições da semana, faça uma lista com os alimentos que vai precisar.
Inclua sempre nessa lista hortaliças (legumes e verduras), frutas e alimentos integrais para compor suas refeições diárias.
Deixe alimentos pré-preparados como vegetais e legumes já higienizados e picados.
Cozinhe leguminosas como (feijões, lentilha e grão de bico) e congele em porções diárias para família.
Tenha frutas frescas na fruteira, prefira as da estação (serão mais saborosas, ricas em nutrientes e conterão menos agrotóxico). Sempre que possível prefira orgânicos. Outra boa alternativa são as frutas congeladas como as vermelhas (morango, amora, framboesa) são ótimas opções para se fazer shakes e smoothies. A banana quando muito madura você também pode congelar em rodelas e usar para fazer estes shakes.
Cereais Integrais como arroz, quinoa e cuscuz para as refeições principais.
Ovos são um coringa na cozinha. Podem ser usados desde o café da manhã como numa panqueca, ou no almoço e jantar, uma omelete com vegetais ou ovos mexidos nos lanches da tarde como uma crepioca.
Tenha também iogurte (natural) e castanhas como nozes, amêndoas e outros para compor seus lanches.
Desta forma, organizando as refeições semanalmente otimiza seu tempo e você comerá de maneira mais saudável e nutritiva.
Afinal, não é porque estamos em casa que devemos descuidar da saúde. Pelo contrário! Devemos aproveitar este momento para repensar em nossa alimentação e melhorar o que for preciso.
Assim, evitamos inúmeras doenças associadas ao excesso de peso e má alimentação.