Facebook  » Cistos renais e Nódulos renais
Rua Vergueiro, 1421. Conjunto 908 Torre Sul. V. Mariana. CEP 04101-000 São Paulo - SP
 » Cistos renais e Nódulos renais (11) 3262.4114 Facebook  » Cistos renais e Nódulos renais Instagram  » Cistos renais e Nódulos renais

Artigos

Doenças Cistos renais e Nódulos renais

Cisto renal nódulo renal

Qual a diferença entre cisto renal e nódulo renal?

Todo cisto renal é benigno? Todo nódulo renal é maligno?

Dentre os achados incidentais durante os exames complementares do “check-up”, os cistos renais são muito frequentes e causam dúvidas com relação à necessidade de exames adicionais ou mesmo referenciamento a um especialista.

Excluindo-se condições extremamente raras e aquelas incidentes nas crianças (o que gera diagnósticos precoces, inclusive intraútero), os cistos renais simples são os mais prevalentes.

No entanto, casos como tumores renais císticos e nódulos renais, não devem passar desapercebidos.

Cistos Renais Simples

Apesar de haver possibilidade de formação de cistos em vários órgãos abdominais (fígado, pâncreas, ovários, vesículas seminais), os rins são os órgãos que mais apresentam tal condição.

E dentre as doenças císticas, os cistos simples são os mais prevalentes.

Apesar de poder ocorrer em qualquer idade, inclusive com descrições em recém-nascidos, a sua incidência aumenta com a idade. Estima-se que a prevalência seja de 20% aos 40 anos e 50% aos 60 anos de idade.

Os cistos simples apresentam características ultrassonográficas bem estabelecidas:

1- ausência de ecos centrais

2- paredes finas

3- boa transmissão das ondas de som (levando a um reforço acústico posterior)

4- terem o formato esférico ou discretamente elíptico

A probabilidade de um cisto com estas características serem ou se tornarem uma neoplasia renal é nula. Desta forma, um achado como este, não deve ser valorizado quando encontrado em um exame de rotina.

Quando há qualquer alteração com relação ao achados ultrassonográficos acima, como: calcificações, septos ou nódulos no interior dos cistos, estes pacientes deverão passar em consulta com o Urologista uma vez que as neoplasias renais (tumores renais) podem se apresentar como tumores císticos. Da mesma forma, todos os nódulos renais devem ser avaliados por um urologista no intuito de diferenciá-los de condições benignas ou malignas.

Você sabe a diferença entre cisto e nódulo?

Os cistos possuem conteúdo líquido no seu interior (podendo ser secreção epitelial semelhante a urina, pus ou sangue), enquanto os nódulos são sólidos e possuem células que podem ser benignas (por exemplo: angiomiolipomas) ou malignas (tumores renais)

Muitas vezes, exames mais específicos como tomografia computadorizada e ressonância magnética são necessários para que tais alterações sejam melhor caracterizadas.

Atualmente, com a realização dos “check-ups”, a maior parte das neoplasias renais são diagnosticadas em estágios precoces, possuindo menores dimensões e facilitando a cura com cirurgias poupadora de néfrons (nefrectomias parciais) ao invés de cirurgias radicais. Tanto a laparoscopia como a cirurgia robótica, são os métodos de eleição, na atualidade, para a realização destas cirurgias que muitas vezes são curativas. Não havendo a necessidade de outros tratamentos adjuvantes como quimio ou radioterapia.

Doença Policística Renal Autossômica Dominante (ADPKD)

Também conhecida como Doença Policística do Adulto pode se apresentar como cistos simples e trazem implicações como a perda da função renal em idades mais avançadas.

A suspeita desta doença se faz presente quando evidenciamos cistos renais simples em maior número, com relação à idade:

Noventa por cento desta doença é de caráter genético sendo que a pesquisa desta mutação já está disponível através dos genes PKD1 (que ocorre em 85% das vezes) e PKD2 (mutado em 15% das vezes). Quando o primeiro é o gen mutado, a doença renal crônica se instala mais precocemente do que no segundo caso (50 anos vs. 70 anos).

Achados ultrassonográficos (risco de 50% de ADPKD)

<30 anos: 2 cistos renais unilaterais ou cistos bilaterais
30 aos 59 anos: 2 cistos em cada rim
≥60 anos: 4 cistos em cada rim

Outros achados ultrassonográficos na ADPKD são cistos nas vesículas seminais, pâncreas e aracnóide, além de prolapso de válvula mitral e doença diverticular dos cólons.

Em caso de dúvidas, procure sempre um Urologista.

2 de novembro de 2022

por Dr. Alvaro Alexandre Dias Bosco

Urologia. Clínica Vialiv