A Páscoa está chegando, que tal falarmos um pouquinho sobre o chocolate?
O chocolate é um subproduto do cacau. O cacau é um fruto que provém da América central e do Sul e é a partir deste fruto que são produzidos o cacau em pó, a manteiga de cacau e o chocolate.
Pesquisas vem mostrando os efeitos funcionais de certos componentes do cacau, como a redução do risco de doenças cardiovasculares e do risco de câncer por conter flavonóides, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.
O cacau contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio além de ser uma importante fonte de compostos fenólicos.
Os benefícios estão associados principalmente à ingestão de cacau em pó 100% ou chocolate amargo a partir de 70% cacau. O consumo de chocolate ao leite ou branco contém quantidades muito inferiores de flavonóides (devido ao baixo teor de cacau) e podem ainda conter outras gorduras de adição que não a manteiga de cacau. Assim, os benefícios citados não seriam aplicáveis.
Qual a quantidade recomendada de chocolate?
O consumo de cerca de 30g diárias de chocolate amargo, como parte de uma alimentação saudável e equilibrada pode trazer benefícios ao organismo. Mas deve ser consumido moderadamente.
Crianças menores de 1 ano não devem comer chocolate. O ideal é não ofertar doces e açúcar antes dos 2 anos. Aos maiores, a recomendação é de 15g a 20g de chocolate por dia. Não se esqueçam que a formação do hábito alimentar da criança se faz desde bebê. E os papais devem ter a consciência do que ofertar aos pequeninos.
Como escolher o seu chocolate?
Temos disponível no mercado uma variedade muito grande de chocolate: amargo, meio amargo, ao leite, branco, diet e outros.
Então vamos observar a composição de alguns tipos:
– Amargo: possui a maior concentração de cacau puro (70% para cima), contém menos açúcar e gordura em sua composição, tem antioxidantes e previne contra doenças cardiovasculares;
– Meio amargo: possui 50% cacau e contém açúcar, porém em quantidades menores que a versão ao leite;
– Ao leite: contém teor reduzido de cacau (30% a 40%), maior quantidade de açúcar e gordura feito com leite em pó;
– Branco: feito com manteiga de cacau, leite e açúcar é o mais gorduroso deles e ainda não contém os benefícios do amargo e meio margo pois, não leva a massa do cacau em sua composição;
– Diet: composto por massa e manteiga de cacau, adoçante, esta versão não contém açúcar, porém tem o maior teor de gordura que os outros, recomendado apenas a diabéticos.
Lembre-se: quanto mais cacau melhor!